top of page
3. Ação pedagógica

Com o fim de promover a segurança e o bem-estar físico, mental e social dos alunos, em ambientes físicos e virtuais, a BE apresentou a proposta "Vamos derrotar a Covid-19!?".

No ano de 2020-21, os alunos do 2º ciclo realizaram pesquisas no âmbito deste projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Português, CN, Inglês, História, Geografia, TIC, Ed. Tecnológica, Música, Cidadania e Ed. Física. Ao trabalhar em torno deste tema, pretendeu-se que os alunos enfrentassem e partilhassem os seus receios, protegendo-se e aos outros.

Como curiosidade, esta proposta de trabalho foi divulgada na Rede de Bibliotecas Escolares.

A qualidade dos trabalhos apresentados não deixa dúvidas quanto às aprendizagens realizadas. Acima de tudo, porém, sobrepôs-se a necessidade dar um espaço aos alunos para exprimirem os seus sentimentos e dúvidas num momento tão impactante nas suas/nossas vidas.

Projeto SOBE (Saúde Oral na Biblioteca Escolar) foi, desde o seu início, muito acarinhado por nós. Sendo professora do 2º ciclo, é com muito agrado que a professora bibliotecária contacta com os mais pequeninos, transmitindo, simultaneamente, a importância da leitura e da saúde oral. É, também, um exemplo de articulação vertical.

A professora bibliotecária implementa programas formativos de leitura e de literacias de informação e dos media, em articulação com o currículo de uma ou mais áreas disciplinares e, sempre que possível, em situações de coensino.

A título de exemplo, o projeto «Caminho para a PAZ», desenvolvido no presente ano letivo, durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar. Seguindo o lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) – “Ler para a Paz e Harmonia Globais” e aproveitando a oportunidade única de ter patente no nosso Agrupamento a exposição «Da Ucrânia Com Amor» do fotojornalista Adriano Miranda, a professora bibliotecária articulou com os Conselhos de Turma do 5º e 6º anos. Participaram as disciplinas de Cidadania, Português, Tecnologias da Informação e da Comunicação, História, Matemática e Educação Tecnológica. Esta articulação permitiu que os alunos desenvolvessem diversas aprendizagens relacionadas com o currículo, que trabalhassem as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), desenvolvendo as diversas literacias. O projeto foi avaliado, tendo obtido feedback muito positivo por parte dos alunos.

Durante o ensino a distância, a biblioteca esteve à altura do desafio, assegurando bons serviços à comunidade escolar de Castelo de Vide. Como forma de apoiar as aprendizagens, o blogue foi acrescentando valências. A título de exemplo destacamos a Biblioteca Digital (com acesso a bibliotecas digitais, permitindo que o utilizador possa aceder a conteúdos diversos, sempre disponíveis, a partir do seu dispositivo); Revistas digitais para apoio ao currículo; e Tutoriais digitais (sobre como pesquisar, como fazer trabalhos e como validar sites) com dicas preciosas para que os alunos consigam realizar as atividades propostas pelos docentes.

Na barra lateral do blogue, encontra-se um formulário de contacto, onde é possível solicitar o nosso apoio.

Foram igualmente apresentadas variadas propostas de trabalho, que foram aproveitadas por alguns docentes/ciclos e estão disponíveis para quem estiver interessado.

 

A PB e a sua equipa continuam a fomentar a leitura autónoma e recreativa como competência que promove o conhecimento, a empatia, a imaginação e a fruição, incentivando os alunos a apresentar as suas sugestões de leitura, que são divulgadas no blogue da BE, bem como no blogue Clube de Leituras Cool  .

No presente ano letivo, deu-se início à atividade 10 minutos de leitura, que brevemente será avaliada.

Para trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, em 2021-22, a PB inscreveu o Agrupamento na ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação. De entre as 6 atividades propostas, o AE de Castelo de Vide selecionou as 3 que melhor se adequam ao nosso contexto e tem cumprido o seu compromisso.

A professora bibliotecária promove oportunidades de aprendizagem variadas, de sua iniciativa ou em colaboração com outros docentes, famílias e/ou parceiros, contribuindo para o desenvolvimento de competências transversais e comportamentos éticos.

Desde o ano letivo de 2016-17, o nosso AE tem implementado o projeto «Aprender com a Biblioteca Escolar», durante as sessões de Oferta Complementar de 2º e/ou 3º ciclo, tendo sido reconhecido pela RBE no âmbito do programa Ideias com Mérito (Identidade e Inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar), em 2020. Trabalhando sempre em par pedagógico, pretende-se que, num ambiente educativo de trabalho colaborativo, os alunos procurem a informação eficientemente, a organizem e interpretem; avaliem o seu rigor e fiabilidade; apresentem e comuniquem os resultados obtidos, fazendo uso do seu pensamento crítico. As temáticas/conteúdos curriculares trabalhados são selecionados em Conselho de Turma, de modo a dar resposta às necessidades/interesses de cada grupo. Sendo uma situação de coensino, onde a aprendizagem é autorregulada pelos alunos, nomeadamente através do uso de rubricas, a PB participa na sua avaliação, propondo aos docentes envolvidos, a diversificação de métodos, estratégias e instrumentos promotores da participação de todos os alunos e da diferenciação pedagógica. Esta área curricular está organizada em torno de três domínios de trabalho em articulação com o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (RBE). Articula-se igualmente com as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

No presente ano letivo, esta hora semanal é dirigida às turmas do 2º ciclo. Os trabalhos produzidos abarcam diversas temáticas, sempre em articulação com os Conselhos de Turma.

 

Também no presente ano letivo, o Projeto «Leitur@s no Castelo» foi apoiado no âmbito Escola aLer+/PNL) – pretende-se despertar nos alunos outros olhares face à realidade atual, onde a leitura assume um papel privilegiado no acesso e tratamento da informação, bem como na transmissão de pontos de vista e sensibilização do outro. As Aprendizagens Essenciais e as áreas de competências do PASEO são trabalhadas no desenvolvimento das ações que se abrem para temáticas atuais e extremamente relevantes no contexto atual, a nível mundial, nomeadamente, direitos humanos, igualdade de género, sustentabilidade, desigualdades. O projeto está organizado em: Laboratório de leituras; Laboratório de literacias/disciplina “Aprender com a BE” e Laboratório de escrita, criando oportunidades de participação dos alunos em questões que lhes dizem respeito e em prol do bem comum.

A PB integra a Comissão Consultiva do Projeto Cultural da Escola e as suas atividades fazem parte do Projeto Cultural da Escola, de modo a proporcionar momentos de lazer e iniciativas de âmbito cultural diversificadas. A BE está associada ao Plano Nacional de Cinema, contribuindo para o desenvolvimento de uma sensibilidade estética e artística.

cinema.jpg
sobe.jpg
bottom of page