PORTFÓLIO DIGITAL DE FERNANDA SILVA CUNHA
1. Liderança

Ao longo de mais de vinte anos à frente da Biblioteca Escolar, a professora bibliotecária (PB) tem tido a preocupação de cumprir as orientações da Portaria n.º 192-A/2015 de 29 de junho e, simultaneamente, de desenvolver um plano de ação, alinhado com a missão do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. Tem mantido uma visão estratégica do papel da biblioteca, construindo relações profissionais com as estruturas da escola. A importância que a Biblioteca Escolar assume no Agrupamento está plasmada nos seus vários documentos orientadores: Projeto Educativo do Agrupamento, Regulamento Interno e Plano Anual de Atividades.
No que concerne ao Projeto Educativo do Agrupamento, p. 13, onde é feita a análise SWOT do Agrupamento, o «Desempenho da Biblioteca Escolar» aparece como um ponto forte. Na p. 15, logo no objetivo 1. «Melhorar o sucesso e a qualidade do sucesso no ensino básico», o Projeto “Aprender com a Biblioteca Escolar” aparece como 1 das ações estratégicas. Na p. 25, no capítulo intitulado «Operacionalização do Projeto Educativo» é dito o seguinte: “A Direção, os órgãos de gestão intermédia, as equipas educativas (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, Serviço de Psicologia e Orientação, Projeto de Educação para a Saúde, Desporto Escolar, Equipa de Autoavaliação do Agrupamento, Biblioteca Escolar) e as entidades parceiras são determinantes na prossecução do Projeto Educativo, a par dos alunos, Pessoal Não Docente, Pais e Encarregados de Educação.”, sublinhando a importância das ações da Biblioteca Escolar.
No que concerne ao Regulamento Interno, existe uma secção sobre a Biblioteca Escolar, entre a página 52 e 55.
No que concerne ao Plano Anual de Atividades (PAA), é notória a preocupação da professora bibliotecária em desenvolver atividades e projetos que concorram para o cumprimento da visão e missão do Projeto Educativo (PE) vigente. A título de exemplo, para dar cumprimento ao Objetivo A1 do Projeto Educativo, «Melhorar a qualidade do sucesso», a Biblioteca Escolar está a coordenar a implementação da Ação «Escola a ler»/RBE e PNL” (p.14). Para ajudar a cumprir o Objetivo B2 «Implementar estratégias e metodologias inovadoras» a Biblioteca concorre com 4 atividades (p.29 do Plano Anual de Atividades): Coordenação da participação do Agrupamento no concurso nacional "Ser escritor é cool"; Implementação do Plano de Ação do projeto «Leitur@s Criativ@s»/projeto “Todos juntos podemos ler”/RBE; Coordenação e lecionação da disciplina «Aprender com a Biblioteca Escolar»/Oferta Complementar; Sessões de formação para docentes em ferramentas digitais no âmbito do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE).
Para dar cumprimento ao Objetivo C1 «Incentivar os alunos a adotar atitudes reveladoras de empenho, responsabilidade, rigor e perseverança», a Biblioteca coordena a participação do Agrupamento na Iniciativa "Miúdos a votos" e coordena a participação da Escola no "Clube de Leituras cool". Acresce que, este ano letivo, a Organização da 5ª Edição do Concurso interconcelhio "Ser Leitor é cool” esteve a nosso cargo, tendo corrido muito bem, de acordo com os testemunhos de alunos e docentes.
Dando resposta ao Objetivo C3 do Projeto Educativo, «Desenvolver um olhar crítico sobre a sociedade atual e a comunidade local em particular», a Biblioteca comemorou o Mês da Biblioteca Escolar: «Ler para a Paz e Harmonia Globais» e coordenou a participação do Agrupamento no 6º Encontro "con.Raízes", este ano realizado em Nisa. O Projeto Con.Raízes é da iniciativa dos professores bibliotecários da Rede Interconcelhia das Bibliotecas Escolares de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Nisa, Marvão e Ponte de Sor, visando promover o conhecimento, a partilha e a divulgação das diferentes manifestações culturais dos concelhos envolvidos.
Para «Envolver as famílias na vida da escola, disponibilizando a escola como espaço de participação familiar», Objetivo C4 do Projeto Educativo, a Biblioteca mantém um blogue e uma página de Facebook, onde divulga todas as suas atividades. (p.38 )
Dando cumprimento ao Objetivo D3 «Fomentar a articulação horizontal» a Biblioteca dinamiza o Projeto SOBE (Saúde Oral na Biblioteca Escolar).
Alem de tudo o que já foi mencionado, a professora bibliotecária coordenou/dinamizou outras ações e projetos relevantes de acordo com o Projeto de Escola: coordena, há vários anos, a organização da Semana da Leitura do Agrupamento; candidatou a BE a diversos programas (RBE, PNL2027 e outros); representou a Biblioteca Escolar em Conselho Pedagógico, participando assim na definição das políticas e prioridades educativas da escola; promoveu a articulação das atividades da BE com os projetos de turma, no sentido de assegurar o apoio ao currículo; promoveu o desenvolvimento das literacias; contribuiu para a consolidação das aprendizagens.
Todas estas ações concertadas têm o fim de promover a Biblioteca Escolar no Agrupamento, contribuindo, de forma ativa, para a realização dos objetivos e metas do Projeto Educativo e do Plano Anual de Atividades, tendo simultaneamente, dado mais visibilidade ao AE de Castelo de Vide.
Com o seu espírito de iniciativa, e contando sempre com o total apoio da Direção do Agrupamento de Escolas, tem sido possível inovar e contribuir para a transformação de práticas organizacionais e pedagógicas. A título de exemplo, o projeto «Aprender com a Biblioteca Escolar», que desde o ano letivo de 2016-17 tem sido implementado nas sessões de Oferta Complementar de 2º e/ou 3º ciclo, foi reconhecido pela RBE no âmbito do programa Ideias com Mérito, em 2020.
Tem sido seu apanágio liderar através do exemplo e da prática, dotando os alunos de competências que lhes permitam transformar a enorme quantidade de informação existente em conhecimento. Socorreu-se das novas tecnologias, recorrendo a técnicas de sedução e envolvimento que levaram à ação dos alunos, quer na BE, quer em sala de aula, com recurso de várias aplicações (Quizizz, Kahoot, Baamboozle) como promotoras da participação de todos os alunos e da diferenciação pedagógica, a par da literacia digital.
A professora bibliotecária esteve sempre disponível para colaborar e ajudar alunos, docentes e não docentes, tanto durante a implementação do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) como agora.
Ao longo destes anos à frente da Biblioteca Escolar, cimentou uma cultura de colaboração e de trabalho em rede, congregando parceiros internos e externos, com quem partilha saberes e experiências e diversifica formas de cooperação. Tudo isto, respeitando sempre valores profissionais e éticos.
Testemunho de uma docente:
